Criar uma Loja Virtual Grátis
Próteses Removíveis
Próteses Removíveis

Essa categoria de prótese dentária permite a remoção e inserção diárias da mesma pelo paciente, sem a necessidade de obter ajuda do cirurgião-dentista.

Se todos os elementos dentários estiverem ausentes, uma prótese total (vulgarmente conhecida como dentadura), seja ela apoiada somente pela mucosa (prótese convencional) ou por implantes (prótese total sobre implantes), é a solução adequada para esse tipo de caso.


Como exposto anteriormente, a criação de uma prótese total (convencional) torna-se necessária no momento em que não exista mais a presença de nenhum elemento dentário na boca. Este tipo de prótese mantém-se inserida na cavidade oral graças ao efeito do vácuo criado pela saliva.

O uso deste tipo de prótese pode acarretar uma tensão psicológica considerável sobre o paciente, que por sua vez pode associar sua condição atual a um sinal de envelhecimento precoce. 

Inicialmente, as próteses removíveis podem ser inconvenientes ao usar, porém essa sensação cessará. Infelizmente, devido à degradação contínua e atrofia da crista alveolar (reabsorção óssea natual devido a ausência dos elementos dentários), ocorre uma alteração na área do palato (céu da boca) onde a prótese tem o seu maior apoio. Com base nesses eventos naturais, o cirurgião-dentista orienta ao paciente a solicitar a confecção de uma nova prótese a cada 2 anos (este é um tempo de vida médio da prótese, sem que esta aja de uma maneira nociva em relação ao tecido mucoso, acumulando detritos e bactérias em suas porosidades muitas das vezes microscópicas).


Uma prótese parcial removível (dentadura parcial) é utilizado quando ainda há a presença de alguns dentesmas o seu número não é suficiente para uma prótese dentária fixa (descrita posteriormente). Este tipo de prótese é confeccionada sobre uma estrutura metálica, que é coberta por uma resina especial que possui a mesma cor do tecido mucoso do paciente. A prótese parcial removível (vulgarmente chamada de rothestá conectada aos dentes remanescentes (postos estes como pilares retentores) com grampos protéticos específicos ou retentores ocultos (invisíveis do lado de fora), ou também com o auxílio de coroas totais.


Deve-se notar aqui que, devido à ampla solicitação de reabilitação por implantes, estes tipos de próteses estão cada vez menos frequentes.